domingo, 7 de novembro de 2010

Heróis

Uma aranha radioativa fez de Peter Parker o homem-aranha, para o super-man que é um alien alimentado pelo próprio sol bastou ser exilado na terra, Batman viu seus pais serem assassinatos e passou a combater o crime em todas as suas formas, mas e na vida real como identificamos um herói? O ultimo Nobel apresentado na Noruega encontrou um verdadeiro, na china, seu nome Liu Xiaobo.

Este chinês decidiu ficar na china e mesmo assim combater de forma pacifica um regime que julga opressor através da expressão pacifica de idéias e ideais, que muitas vezes são esquecidos por nós que vivemos no chamado mundo livre.
Desde 1989, Liu tem incomodado os militares no poder na China quando aderiu a protestos pró-democracia que foram duramente reprimidos – para não dizer massacrados – na chamada praça da paz celestial, em 2008 ele foi um dos organizadores de uma carta enviada ao governo chinês, com titulo Carta 8 em que intelectuais e ativistas pediam reformas na China, inspirando-se na Carta 77, um marco do movimento pró-democracia na Tchecoslováquia na década de 1970.

A publicação do documento levou Liu à prisão. E, em dezembro do ano passado, ele foi condenado a 11 anos de prisão sob a acusação de subversão, por fazer campanha em prol de liberdades políticas. Muitos dos países ocidentais se mostraram contra a prisão de Liu, mas preferiram não se envolver tendo em vista os negócios com a china.

Apenas a Venezuela de Chaves expressou apoio ao cárcere de Liu, mas até aí um ditador apoiar outro não é uma novidade, e agora o Direito humano e o dissidente político exilado pedem a libertação da voz que não se calou em pedir liberdade e que decidiu sofrer as conseqüências de sua ideologia na terra onde nasceu. Agora pasmem o governo Chinês prendeu também a esposa de Liu Xia, esposa de Xiaobo, e ninguém tem mais contato com ela desde sexta-feira. Agora fica a pergunta, o que você seria capaz de sacrificar pela paz, pelos seus sonhos de liberdade e por seu povo, um casal na distante China decidiu arriscar tudo, não seriam eles os verdadeiros heróis?

Nenhum comentário:

Pesquisa