Li no inicio do mês no Blog interno do presidente da empresa onde trabalho uma postagem interessante que transcrevo na integra mediante a aval do proprio Sergio Chaia.
"Olá Marcos
Fique a vontade para publicar este post no seu blog pessoal. Será motivo de grande orgulho para mim.
Abraços, Sergio."
Então vamos ao post.
"Ser “teachable” torna o profissional mais completo e facilita um processo de continua evolução."
Na semana passada almocei com Paulo Amorim, um amigo que até recentemente trabalhava como headhunter na Korn/ Ferry, talvez a maior empresa de recrutamento de executivos do mundo.
Perguntei a ele como um profissional pode conseguir diferenciação e fazer uma carreira ascendente em um mundo corporativo cada vez mais competitivo.
Dentre as muitas competências que ele mencionou, uma aparece na lista das mais importantes (e justo uma que eu não conhecia): “teachable”.
Paulo comentou que essa competência foi destacada em um estudo preparado por uma empresa multinacional que define potencial dos executivos. Teachable, um termo em inglês, define aquele profissional capaz de aprender com seus erros e com os erros dos outros, incorporando essas experiências como ensinamentos e molas propulsoras para mudanças de comportamento.
Ser “teachable” torna o profissional mais completo e facilita um processo de continua evolução.
Achei o termo divertido, mas logo vi que faz todo sentido. Para aprender, precisamos estar abertos, atentos e ter a humildade de reconhecer nossos erros e fraquezas. É necessário também procurar ativamente receber feedback dos pares e chefes e ter a consciência de que sempre é possível ser melhor.
Às vezes reclamamos de falta de treinamento, enquanto que na visão desse profissional, ele passa por um processo de treinamento diário – e dos bons! Ele se propõe a vivenciar e transformar erros dos outros e dele em ferramentas e comportamentos mais adequados para situações futuras.
Eu sabia que isso era importante, mas sinceramente não imaginava que era o mais importante e requisitado nos dias de hoje. Segundo Paulo e as pesquisas, profissionais com essa característica tem carreira longa e feliz! Enfim, mais um aprendizado que decidi compartilhar com vocês.
Sergio Chaia.
Faço meu o ultimo paragrafo e espero que tenham gostado e que realmente tirem proveito da postagem acima como eu tirei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário